segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Religião do sistema financeiro Mundial - Acreditem!

É mais ou menos isto que se tem passado, nos nossos dias, á nossa economia financeira mundial. Tudo começou com o mercado imobiliário e acreditem, que todo o nosso sistema financeiro é baseado na crença dos investidores em relação ao que eles vão investir o seu dinheirinho, quando o têm. Porque os especuladores transacionam com grandes furtunas fictícias, que influenciam todo o sistema. No extremo do "chico esperto" dá nisto que temos visto.


Engraçado que a esmagadora maioria nem faz a mínima ideia do que se está a passar na verdade. Mas deviam. Um pouco mais de conhecimento em economia e politica e se calhar os nossos governantes já não nos "enrabavam" de quatro e de cabeça no chão!

"Em tempos de crise, Olho aberto e faro fino" R.A.



4 comentários:

Joana disse...

tens toda a razao...

João disse...

Durante o Outono e, os índios de uma reserva americana perguntaram ao novo Chefe se o Inverno iria ser muito rigoroso ou se, pelo contrário, poderia ser mais suave. Tratando-se de um Chefe índio mas da era moderna, ele não conseguia interpretar os sinais que lhe permitissem prever o tempo, no entanto, para não correr muitos riscos, foi dizendo que sim senhor, deveriam estar preparados e cortar a lenha suficiente para aguentar um Inverno frio.

Mas como também era um lider prático e preocupado, alguns dias depois teve uma ideia. Dirigiu-se à cabine telefónica pública, ligou para o Serviço Meteorológico Nacional e perguntou:
"O próximo Inverno vai ser frio?"
"Parece que na realidade este Inverno vai ser mesmo frio", respondeu o meteorologista de serviço.

O Chefe voltou para o seu povo e mandou que cortassem mais lenha. Uma semana mais tarde, voltou a falar para o Serviço Meteorológico:
"Vai ser um Inverno muito frio?"
"Sim", responderam novamente do outro lado, "O Inverno vai ser mesmo muito frio".

Mais uma vez o Chefe voltou para o seu povo e mandou que apanhassem toda a lenha que pudessem sem desperdiçar sequer as pequenas cavacas. Duas semanas mais tarde voltou a falar para o Serviço Meteorológico Nacional:
"Vocês têm a certeza que este Inverno vai ser mesmo muito frio?"
"Absolutamente", respondeu o homem, "Vai ser um dos Invernos mais frios de sempre."

"Como podem ter tanto a certeza?" perguntou o Chefe.
O meteorologista respondeu: "Os Indios estão a aprovisionar lenha que parecem uns doidos."

É assim que funciona o mercado de acções.


[Via email, por um professor da UM. Sim, eu sou um cromo que troco mail's com os professores]

André disse...

Podes diulgar a fonte? Qual prof? :) é mais ou menos isso...digamos que perguntar ao meteorologista que tempo que vai fazer, era o mm que perguntar ao sistema "bolsa" ou a que o rege que acções vão subir, ou descer e isso é proibido e não acontece.

O que acontece na bolsa é que é possível influenciar o "tempo", se vai chover, ou fazer sol, ou seja, crenças. Se nós acreditamos muito que certas acções vão subir, nós compramos o que podermos (compramos muita lenha - estou a trocar o sentido)pk? porque ela agora está barata e se vai subir vaificar mais cara. Compramos para a vender mais tarde e ganhar dinheiro com isso, ou compramos agora mais barata para mais tarde não termos de comprar-la tão cara. Quantas mais pessoas acreditarem que a lenha vai subir, mais lenha vai ser comprada, mas a lenha não é infinitae o quê que acontece? Vai subir o preço, porque há mais gente a comprar do que a vender (já que os vendedores não vão querer vender algo hoje barato, quando amanha podem vender mais caro).

Ou seja, se nós na bolsa, quisermos que faça "sol" e se acreditarmos que isso vai mesmo acontecer e se vestirmos todos a T-shirt e os calções, isso acontece mesmo, mas se em vez disso, acreditarmos que vai fazer chuva e vestirmos, isso também acontece.

Onde é que tudo desmuronou?
Foi vestirem o fato de banho para um dia de praia fantástico de verão e quando sairam pela porta foram estava a nevar.

Quero dizer: imaginem dar por um só pedaço de lenha 1000€? Acham que um pedaço de lenha vale esse dinheiro todo? NÃO. Não vale. E foi o que aconteceu quando alguns investidores repararam que as empresas (As suas acções) estavam sobreavaliadas (muito acima do que realmente valiam) e, então esses investidores, como se aperceberam do erro, acreditavam que mais cedo, ou mais tarde, outros iam reparar e começaram a vender a "lenha" toda, enquanto ela valia muito dinheiro. Outros investidores foram reparando no mesmo e seguiram as pisadas dos primeiros. Até que começaram a haver mais vendedores do que compradores...o quê que acontece?

O preço baixa, para incetivar a que os poucos compradores comprem neste, ou naquele "lenhador", como ninguém compra o preço continua a descer.

Agora, será que uma tonelada de lenha vele 1 cêntimo? NÃO. Também não vale isso. DO 80 passou se para o 8.

Tudo por falta de regulação dos preços.

É mais ou menos isto :)

João disse...

Mas ó andré.. tu não andas a estudar para comprar boa lenha barata no verão para depois a vender quando houver muita procura no Inverno?

É que eu vou ser dos gajos que a vai procurar no Inverno e aposto que tu te vais aproveitar para me chular :P
Cambada de cabrões, os economistas e os gestores pá! :D


A fonte é o meu caro professor de Engenharia Financeira, Jorge_Sá_Cunha, do meu departamento. Mas o texto não é dele.. só o reencaminhou.